As ideias vencedoras realizarão projetos com a empresa e sua base de clientes (Foto: Divulgação SNASH)
A Syngenta Digital promoveu, no dia 22 de maio, o Pitch Day do seu Programa de Inovação Aberta. Para o programa, foram convidadas startups, empresas e universidades a apresentarem soluções para dois desafios estratégicos do agronegócio: capacitação de mão de obra e eficiência operacional com Inteligência Artificial (IA).
As startups vencedoras foram divulgadas na tarde desta segunda-feira, 02/06. No desafio de capacitação de mão de obra, a startup vencedora foi a Play2Learn. Já no desafio de eficiência operacional com Inteligência Artificial, quem ganhou foi a SciCrop, empresa integrante do SNASH, hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
A iniciativa tem como objetivo, buscar sugestões de projetos que visem a qualificação de profissionais para atuar com novas tecnologias, oferecendo ferramentas e estratégias de ensino que facilitem a adoção de tecnologias digitais no campo e que aumentem a eficiência operacional com IA.
O processo
Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas para a squad de inovação aberta da Syngenta Digital formada por colaboradores de diferentes áreas que avaliaram as propostas e selecionaram os finalistas para participarem de um Pitch Day on-line.
Para a escolha dos vencedores do Pitch Day, conforme explica a Analista de Novos Negócios da Syngenta Digital, Taís Rehder, além da squad, que participou de todo o processo desde o lançamento da iniciativa, também foi designado um comitê avaliador formado por lideranças de diversas áreas da empresa.
Foram 7 avaliadores para cada desafio, das mais diversas áreas empresa e todos os colaboradores interessados puderam assistir as apresentações. “Desde o início, a ideia foi de envolver todas as áreas da Syngenta Digital nessa iniciativa com o objetivo de fomentar a cultura de inovação de forma abrangente”, comenta Taís.
Ela relata ainda que o evento foi um momento interessante tanto para discussão sobre inovação entre os colaboradores quanto para a visibilidade das startups que puderam apresentar as soluções para diversos colaboradores
De acordo com Tais, o momento pós Pitch Day é de se concentrar para realizar os projetos com as soluções vencedoras, uma vez que a proposta é a de promover essa inovação de forma colaborativa e que gere resultados, “Será um processo em que uniremos a expertise da Syngenta no setor com a inovação de novas soluções que vem do agro ou fora dele.”, conclui a especialista.

Arte: Divulgação SNASH
Conexão Syngenta Digital + SNASH
Com o objetivo de divulgar o evento, o SNASH, ecossistema de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), promoveu, em março, um webinar em parceria com a Syngenta Digital para falar sobre os desafios e também sobre as iniciativas que estão transformando o agronegócio. O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube.