Data é comemorada anualmente na primeira sexta-feira de agosto (Foto: Divulgação)
Em 2007, na cidade californiana de Santa Cruz, quatro amigos decidiram criar o Dia Internacional da Cerveja. A ideia era ter uma data para homenagear a bebida e celebrar as cervejarias ao redor mundo. Desde então, instituiu-se que o dia da comemoração seria toda primeira sexta-feira de agosto
De acordo com historiadores, a produção da bebida começou por volta de 4.000 A.C., e era de responsabilidade das mulheres da Suméria, que as produziam e comercializavam enquanto os homens saíam para caçar.

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado toda primeira sexta-feira de agosto. Foto: Divulgação
Com o passar dos anos, a cerveja foi ganhando novos estilos, sabores e receitas. Nos dias de hoje, é possível encontrar diferentes rótulos e versões, que variam entre cervejas tradicionais, artesanais e especiais que, geralmente, são comercializadas em garrafas ou em latas.
Apesar de ser uma paixão dos consumidores e ter milhares de fãs ao redor do mundo, muitos costumam ter dúvidas sobre alguns tópicos relacionados ao universo das cervejas. Para ajudar a esclarecer um pouco mais sobre o assunto, o mestre cervejeiro Alexandre Vaz explica algumas questões relacionadas à bebida. Confira:
– Lúpulo e a sua importância para a cerveja
O lúpulo é um dos ingredientes mais importantes na produção de cerveja. Além de fornecer amargor, ele contribui significativamente para o aroma e a estabilidade da bebida. Isso porque o lúpulo contém óleos com uma ampla gama de aromas, desde notas florais e cítricas até sabores frutados e terrosos.
Na estabilidade, suas propriedades ajudam a inibir o crescimento de microorganismos indesejados, prolongando a vida útil da cerveja.

Além de fornecer o amargor, o lúpulo também é responsável por prolongar o tempo de vida útil da cerveja. Foto: Divulgação
– Como conservar a cerveja corretamente
Você sabia que a alteração da temperatura pode modificar o sabor da cerveja? Pois é, essa mudança pode acabar gerando reações químicas na cerveja, alterando seu teor alcoólico, sua quantidade de açúcares e até o gás dentro da embalagem.
Quanto menos alcoólica e mais leve, mais gelada ela deve ser consumida. Quanto mais encorpada, menos gelada ela deve ser consumida. No geral, as cervejas são degustadas entre 3º e 15º, dependendo do seu estilo e características.
– O copo ideal pode melhorar a experiência de degustação da cerveja
Poucas pessoas sabem, mas optar pelo copo certo para o estilo de cerveja que você está bebendo contribui para manter as bolhas de CO2 liberadas pela bebida, prolongar a vida da espuma durante a degustação e ajudar a realçar aromas, sabores e a efervescência única do estilo.

Optar pelo copo certo de acordo com o estilo da cerveja contribui para manter as bolhas de CO2 liberadas pela bebida. Foto: Divulgação
– Qual é a diferença de harmonização para degustação?
Talvez você não saiba, mas a degustação está relacionada à análise sensorial da cerveja (cor, sabor, aroma). Seu consumo está ligado a uma experiência e o objetivo é apreciar diferentes estilos.
Já a harmonização é a capacidade de criar combinações entre diferentes estilos de cerveja e pratos da gastronomia.
Três termos que todo amante de cerveja deve conhecer

IBU, ABV e Maturação são 3 termos que todo amante de cerveja precisa conhecer. Foto: Divulgação
Quando nos deparamos com as embalagens de cervejas, algumas siglas costumam ser recorrentes nos rótulos, e costumam gerar algumas dúvidas nos consumidores sobre quais são os significados dessas expressões. Três delas são vistas com frequência:
IBU: International Bitterness Units Scale
É a escala internacional de unidade de amargor. Mede o amargor de uma cerveja, que é calculado pelo lúpulo utilizado na fabricação.
ABV
A sigla que significa álcool por volume é uma medida padrão de álcool contida em uma bebida alcoólica (expresso como uma % do volume total).
Maturação
Tempo necessário para que todos os elementos que compõem a cerveja se integrem, tornando-se de sabor agradável.