Bastante nutritivas para o corpo humano, as frutas típicas de cada estação do ano também podem significar economia no orçamento da família por serem mais baratas
O verão em 2018 só começa no dia 21 de dezembro e isso significa que ainda dá tempo de se preparar para o período mais quente do Brasil, adicionando frutas típicas da Primavera à mesa. Cada uma delas apresenta diferentes benefícios para o organismo e podem ser aproveitadas em várias receitas nutritivas e balanceadas, podendo, inclusive, ser adicionadas às receitas caseiras e até mesmo de alta gastronomia.
Bastante nutritivas para o corpo humano, é importante ter a ciência de que comprar frutas típicas de cada estação do ano também podem significar economia no orçamento da família por serem mais baratas. Então, ainda dá tempo de se deliciar com banana (nanica e prata), kiwi, laranja lima, pera, maçã (fugi e gala), mamão (formosa e havaí), maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego, tangerina, entre outras.
Para explorar ao máximo o sabor e as funcionalidades que alguns alimentos típicos da primavera trazem, a nutricionista Cyntia Maureen, consultora da Superbom – empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis – elenca outras seis frutas típicas dessa época e suas respectivas vantagens nutricionais. Prepare-se para o verão!
Abacaxi Pérola
Produz fruto de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce e baixa acidez. A ação mais conhecida dessa fruta é a de eliminar toxinas do organismo humano, que favorecem o inchaço e o acúmulo de gorduras ruins. Por isso, o abacaxi, de modo geral, é bastante usado nos populares sucos detox. Além dessa vantagem, essa fruta é rica em vitamina C, o que contribui para o fortalecimento da imunidade do corpo.
Ameixa
“Muitos consomem somente a fruta in natura ou seca, mas pode ser utilizada em receitas de sobremesas como pavês, manjar, mousses e tortinhas”, indica Cyntia.
Caju
Jabuticaba
“A jabuticaba é muito versátil e pode ser aproveitada de várias formas como em sucos, smoothies (bebida espessa, cremosa e fria, feita de frutas cruas, legumes e, às vezes, produtos lácteos, geralmente usando um liquidificador), doces, sorvete e até molho para acompanhar carnes”, salienta a nutricionista.
Manga
Apresenta fibras, o que contribui para melhorar a digestão, auxiliando na regulação do intestino. Pode ser consumida in natura (tem aproximadamente 52 calorias por cada cem gramas ) ou pode ser adicionada como ingrediente de mousses, sucos e saladas.
“Por ser muito doce, pessoas com diabetes precisam evitar o consumo exagerado”, alerta Cyntia.