Veja como fortalecer as defesas do corpo com ingredientes do dia a dia
Chegou a estação das flores e com ela, dias ora frios, ora quentes, e a baixa umidade típica da estação. Esse vai e vem de temperaturas favorece a proliferação de vírus e bactérias, exigindo atenção redobrada ao sistema imunológico.
A nutricionista Jéssica Benazzi conta que a boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada nessa fase.
A especialista enumera 11 alimentos que fazem parte da rotina dos brasileiros e que podem ajudar a reforçar as defesas do corpo, aumentando a imunidade durante este período. Confira:

Alimentos ricos em betacaroteno, como a batata doce, fortalece a imunidade Foto Divulgação
1 – Frutas cítricas
Clássicas quando o assunto é imunidade, são ricas em vitamina C e antioxidantes. Nesta época, laranja lima, kiwi e abacaxi são boas pedidas.
2 – Frutas vermelhas
Além do sabor marcante, trazem vitamina C e ácido elágico, com ação antioxidante e anti-inflamatória. O destaque da temporada é o morango, de preferência orgânico, já que costuma concentrar agrotóxicos.
3 – Tomate
Fonte de licopeno, que dá a cor vermelha ao fruto e combate radicais livres, além de vitamina C, o tomate é um reforço extra contra gripes e resfriados.
4 – Folhosos verde-escuros
Brócolis, couve e espinafre fornecem ácido fólico (vitamina B9), essencial para a formação de glóbulos brancos, além de propriedades anti-inflamatórias.
5 – Alimentos ricos em betacaroteno
Cenoura, abóbora, batata-doce e batata-baroa se transformam em vitamina A no organismo, um potente antioxidante que fortalece as defesas.
6 – Fontes de Ômega 3
Peixes como sardinha, salmão e atum, além de azeites de boa qualidade, oferecem gorduras boas que agem como anti-inflamatórios naturais.

Leguminosas, como a lentilha ajudam na prevenção de doenças respiratórias Foto Divulgação
7 – Cebola
Carregada de quercetina, a cebola ajuda a prevenir infecções bacterianas e fúngicas, além de proteger contra radicais livres.
8 – Gengibre
Rico em vitamina B6 e C, o gengibre fortalece a imunidade e tem ação antimicrobiana, sendo um aliado no combate a gripes e resfriados.
9 – Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs são fontes de vitamina E e selênio, antioxidantes que protegem as células do organismo.
10 – Iogurte
Com probióticos que equilibram a flora intestinal, onde se concentra a maior parte das células de defesa, o iogurte é essencial para manter a imunidade em alta.

As oleaginosas, como a castanha-do Pará, são ricas em antioxidantes que protegem as células do organismo Foto Divulgação
11 – Leguminosas
Feijão, lentilha e grão-de-bico oferecem zinco, mineral que auxilia na prevenção de doenças respiratórias típicas da estação.