Unidade de conservação dos Campos Gerais é um dos representantes do Paraná no movimento que posiciona o Brasil como potência mundial em turismo ecológico e conservação ambiental
O lançamento da plataforma Natural Parks, da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), durante a World Travel Market (WTM) Londres 2025, maior feira de turismo do planeta, marcou um novo capítulo na promoção internacional dos parques naturais brasileiros.
Entre os destinos que simbolizam essa nova fase, o Parque Estadual de Vila Velha, no Paraná, se destaca como vitrine do ecoturismo sustentável e das experiências autênticas que unem ciência, conservação e cultura local.
Localizado em Ponta Grossa, o local abriga formações rochosas de arenito esculpidas há milhões de anos pela ação da natureza, um dos patrimônios geológicos mais expressivos do Brasil.
O parque integra o cenário dos Campos Gerais, região marcada por campos nativos, remanescentes de Mata Atlântica e rica biodiversidade, além de tradições culturais que formam um mosaico único de paisagens e modos de vida.

Um dos três circuitos do Parque, os Arenitos são esculturas naturais monumentais, como a Taça Foto Soul Vila Velha/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Caparaó Mineiro, sinônimo de natureza, café e vivências sensoriais
Conexão genuína com a natureza
Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, concessionária responsável pela operação turística do Parque, conta que a plataforma Natural Parks traduz exatamente o que o Parque Vila Velha representa: um espaço de conexão genuína com a natureza, onde conservação e desenvolvimento caminham juntos.
“Nossos três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – oferecem experiências transformadoras, que unem educação ambiental, ciência e encantamento”, destaca.

Furnas são crateras com até 100 metros de profundidade, formadas por antigos rios subterrâneos Foto Soul Vila Velha/Divulgação
Campos Gerais: o coração natural do Paraná
Ribas ressalta que os Campos Gerais abrigam ecossistemas raros e espécies emblemáticas da fauna e da flora paranaense, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a jaguatirica.
“Além de suas belezas naturais, a região preserva a memória de comunidades tradicionais e da cultura tropeira, que ajudaram a formar a identidade do estado”, completa.
LEIA TAMBÉM
Turismo sustentável ganha força com roteiros que empoderam comunidades e preservam o meio ambiente
Três circuitos
O gestor da Soul Vila Velha detalha que os três circuitos do parque traduzem essa diversidade:
- Arenitos – Esculturas naturais monumentais, como a Taça, o Camelo e o Índio;
- Furnas – Crateras com até 100 metros de profundidade, formadas por antigos rios subterrâneos;
- Lagoa Dourada – Espelho-d’água de tons dourados ao pôr do sol, símbolo da harmonia entre luz e paisagem dos Campos Gerais.

A Lagoa Dourada é um espelho-d’água de tons dourados ao pôr do sol, símbolo da harmonia entre luz e paisagem dos Campos Gerais Foto Soul Vila Velha/Divulgação
Brasil e o novo turismo de conservação
Desenvolvida pela Embratur em parceria com o Instituto Semeia, a plataforma Natural Parks pretende ampliar, de forma sustentável, a visitação nos parques brasileiros – que somam cerca de 16 milhões de visitas por ano e têm potencial para alcançar 56 milhões.
Ribas sublinha que o Parque Estadual de Vila Velha já se consolida como modelo desse novo ciclo com infraestrutura acessível, trilhas seguras, tecnologias de monitoramento ambiental e programas permanentes de educação e pesquisa científica.
LEIA TAMBÉM

O parque integra o cenário dos Campos Gerais, região marcada por campos nativos, remanescentes de Mata Atlântica e rica biodiversidade Foto Soul Vila Velha/Divulgação
Patrimônio vivo que conta a história da Terra
Com mais de 70 anos de história como unidade de conservação, o Parque Estadual de Vila Velha guarda registros de eras geológicas em que mares antigos cobriam a região. As rochas revelam fósseis e estratos que ajudam cientistas a entender a evolução da vida no planeta, um laboratório natural que conecta passado, presente e futuro.
Um convite ao mundo
O gestor da Soul Vila Velha acredita que o lançamento da Natural Parks reforça o compromisso do Brasil com um turismo de impacto positivo, capaz de gerar desenvolvimento local e fortalecer a conservação ambiental. Mais informações em https://parquesnaturais.visitbrasil.com.
Parque Estadual de Vila Velha
Localizado em Ponta Grossa-PR, a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.
As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo. “Quem quiser conhecer melhor essa maravilha da natureza, basta acessar https://parquevilavelha.com.br/”, informa Ribas.








