A Festa conta com diversas atrações, com destaque para gastronomia local, Jogos Coloniais e inúmeras atividades culturais
A 34ª Festa Nacional da Uva já começou em Caxias do Sul (RS) e este ano serão celebrados os 150 anos da chegada dos italianos à Serra gaúcha.
O evento tem uma programação repleta de atrações culturais. Nesta quinta, o Parque abre às 14h. Às 15h, começa o cerimonial de abertura da festa, somente para convidados. Ainda nesta quinta, às 20h, ocorre o desfile cênico, na Rua Sinimbu.
Serão 18 dias de festa no municio e o evento terá como tema Caminhos e Lugares, em alusão ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875.
Shows
O Parque de Eventos da Festa da Uva será palco de diversas atrações nacionais, com shows de Ana Castela (17/02), Alok (24/02), Felipe Ret (24/02), Bruno & Marrone e Raça Negra (02/03).
São dois palcos no Centro de Eventos e mais um palco na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade, que terão atrações simultâneas. Para assistir aos espetáculos na Praça Dante não há cobrança de ingressos.
Os shows dos outros dois palcos estão inclusos no valor do ingresso pago para acessar o evento no valorde R$ 20. Já a Arena tem preços distintos e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site festadauva.com.br
LEIA TAMBÉM:
Muitas atrações
Além dos shows, a festa contará com diversas atrações, com destaque para gastronomia local, Jogos Coloniais e inúmeras atividades culturais, como os tradicionais Desfiles Cênicos, com seis exibições, percorrendo a rua Sinimbu, no Centro da cidade, sempre às 20h.
Os Desfiles são gratuitos para a comunidade, sendo necessário pagar ingresso somente para quem optar em assisti-los nas arquibancadas.
Os principais shows da Festa Nacional da Uva 2024 ocorrerão no Palco Principal (Arena).
A Festa também terá um espaço lúdico dedicado especialmente aos pequenos. É o Téti na Festa da Uva.
Programação gastronômica, esportiva e Vila das Cervejas
As atividades ainda incluem uma programação esportiva e shows gastronômicos como o Saguzaço, do chef Carlos Bertolazzi, Polentaço e a Uvada da Nona (uvada gigante).
Serão oportunidades para a comunidade provar alguns dos pratos mais típicos da região, degustando os resultados gastronômicos gratuitamente.
Carla Pezzi, diretora executiva do evento, ressalta que “além de resgatarem pratos afetivos da nossa região, esses eventos prometem despertar a curiosidade dos visitantes”.
Ela completa que são quantidades enormes sendo produzidas ao vivo, diante do público. “Serão eventos festivos, alegres e, certamente, muito divertidos. Como tem de ser a nossa Festa”, salienta.
LEIA TAMBÉM:
Todos os gostos e bolsos
De acordo com Josiane Camazzola, integrante da Comissão Comunitária do evento e nutricionista responsável pela segurança alimentar das operações da Festa da Uva, “o mais importante é proporcionar uma gastronomia variada, com produtos diversificados para todos os gostos e bolsos”.
Ela conta que haverá também opções como crepe, churros e entrevero, por exemplo, “mas tivemos a preocupação de levar a gastronomia local aos visitantes, com uma curadoria muito mais voltada aos produtos regionais e à cultura italiana”, resume.
A nutricionista também reforça que todas as operações gastronômicas realizadas na Festa da Uva são validadas pela Vigilância Sanitária, demonstrando seriedade e responsabilidade na alimentação servida.
Outras atrações gastronômicas
Segundo Carla Pezzi, a Festa da Uva 2024 contará com outras três grandes operações âncoras dentre as atrações gastronômicas, com destaque especial na Praça de Alimentação.
“Um deles é a Piccola Città, que contará com pizza de fermentação natural e tábuas de frios de produtos de agroindústrias regionais, além da presença de produtos da Doce Docê e da Galeteria Alvorada, com galeto al primo canto, massa e polenta frita”, revela.
De acordo com a diretora executiva do evento, em parceria com a Passo do Vinho, rota turística oficial da região, dez grandes vinícolas estarão presentes com a venda de vinho a granel. O espaço será decorado em referência a pequenas cidades da Itália, remetendo aos antepassados.
“No coração da Praça de Alimentação, estará o Piccolo Mangiar, composto por dois restaurantes de São Paulo capitaneados pelo chef Bertolazzi: O Best Burger, com hambúrgueres gourmet, e o Zena, com a receita do premiado Gnocchi Zena”, conta Carla.
LEIA TAMBÉM:
Os tesouros, nem tão escondidos, do Espírito Santo
Piccolo Merendin
Já próximo ao Palco 2, ficará o Piccolo Merendin, onde estarão disponíveis delícias do legítimo café da colônia. “A responsável é Dona Jurema, trazendo receitas tradicionais de cuca de uva, sonho com recheio de creme de uva, grostoli e o famoso pastel de fortaia, entre outras opções. O objetivo é remeter à memória afetiva dos fartos cafés realizados antigamente embaixo dos parreirais, uma pausa do trabalho de coleta de uvas”, relata a diretora da Festa..
Ela completa que na área dedicada às réplicas, haverá a possibilidade de realizar piqueniques no gramado em frente à estrutura do Espetáculo Som e Luz.
Vila das Cervejas
Outra novidade será a Vila das Cervejas, mostrando a produção local e regional da bebida. A tradicional Vila dos Distritos também é uma das atrações da Festa da Uva 2024, com a participação dos moradores apresentando sua cultura, costumes, gastronomia e artesanato.
LEIA TAMBÉM:
Espaço para expositores
Além de ser um local de lazer e diversão, a Festa Nacional da Uva movimenta a economia regional, com as feiras agroindustrial e multissetorial.
A Festa contará com aproximadamente 400 expositores, que apresentarão seus produtos e serviços ao público durante a programação.
O Centro de Eventos terá novidades na forma de Exposição de Uvas, que vai simular um parreiral.
Haverá ainda a Mostra de Uvas premiadas de Caxias do Sul. No mesmo local, ocorrerá a mostra de produtos de empresas patrocinadoras e também de expositores premium.
No local, estará também a Praça das Cidades, com representantes de 19 municípios da região.
Pavilhões
No Pavilhão 1, o Espaço Tendenza é destinado às marcas da serra gaucha e direcionado à exposição de representantes do design.
E também englobará a agroindústria familiar, vinícolas e gastronomia.
No Pavilhão 2, haverá a Vila dos Distritos, com representantes das comunidades do interior, além de expositores de artesanato, um amplo espaço para o setores de inovação, exposição de automóveis, de cervejas artesanais e a Feira Multissetorial.
Integração regional: Praça das Cidades
Outra grande atração da 34ª Festa Nacional da Uva será a Praça das Cidades. No total, 19 municípios da região (incluindo a novidade Arroio do Sal) compartilharão com o público um pouco de sua cultura e informações sobre os seus atrativos turísticos.
Segundo a diretora de Integração Regional da Festa e vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, além do município litorâneo, também integram o espaço as cidades de Farroupilha, Encantado, Jaquirana, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Antônio Prado, Nova Roma, São Marcos, Veranópolis, André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Ela ressalta que o objetivo de reunir os municípios na Praça da Cidades é reconhecer a importância de cada um para a existência do evento, considerado um dos maiores do país.
“A Festa da Uva nasceu regional. Ela foi uma iniciativa não apenas da nossa cidade, mas de 10 municípios que, juntos, idealizaram o evento. Portanto, quando pensamos em convidar as cidades da região, na edição passada, já era nosso desejo convidar essas dez cidades, assim como outros municípios-chave que integram a região metropolitana da Serra. Ao todo, visitamos 27 cidades para levar o convite”, afirma.
Localizado no Centro de Eventos, o espaço será aberto para visitação ao público durante os 18 dias da Festa.
De acordo com a organização, enquanto algumas cidades contarão com um estande próprio, outras cidades optaram por unir-se em um único espaço.
“A atração também contará com um espaço denominado “Pracinha”, que permitirá que cada cidade ocupe o local para a apresentações de música e coral, exposição de produtos, divulgação da história e características do município, entre outras atividades”, sublinha Paula Ioris.
Atrações para o público infantil
Carla Pezzi destaca que, pela primeira vez na história, a Festa da Uva contará com uma área destinada exclusivamente aos pequenos. “O Téti (Festival de Arte e Cultura para a Infância) estará presente no evento, proporcionando uma programação exclusiva, divertida e gratuita a crianças de 0 a 12 anos de idade”, diz.
“Apresentações, oficinas e diversas atividades artísticas esperam meninos e meninas no Pavilhão 2. O Espaço Téti será parada obrigatória para jogos, brincadeiras e contação de histórias, tudo de forma lúdica, criativa e interativa”, convida a diretora.
Confira a programação completa em https://www.festadauva.com.br/