Startup desenvolve ferramentas que promovem gestão da informação em tempo real (Foto: Divulgação)
Disponibilizar tecnologia para a transformação digital no campo, com soluções que tornam as cadeias de grãos e proteína animal mais inteligentes, automatizadas e lucrativas, desenvolvendo ferramentas inovadoras que integram coleta de dados de alta precisão, automação e análise zootécnica, promovendo eficiência, controle e produtividade nas propriedades.

As tecnologias da PecSmart fornecem inputs valiosos para a agroindústria que facilitam a gestão operacional e combinando métricas para o gerenciamento de dados com foco no incremento. Foto: Divulgação
Esse é a proposta da PecSmart, startup que integra o SNASH, hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Conforme explica o diretor executivo da empresa, Diego Jacob Kurtz, as tecnologias da empresa fornecem, de forma automatizada, inputs valiosos para a agroindústria – tanto nas granjas quanto em unidades de armazenamento e beneficiamento de grãos, facilitando a gestão operacional e combinando métricas para o gerenciamento de dados com foco no incremento do retorno e aumento da produtividade.
“Nosso principal objetivo é tornar a produção mais inteligente a partir da gestão ágil da informação, obtida de forma automática, sem a necessidade de alimentar os sistemas ou planilhas com dados coletados manualmente”, acrescenta o executivo.
Segundo Kurtz, que também é graduado em Agronomia e Administração de Empresas, com doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, a ideia de criar a PecSmart surgiu durante os estudos. “O insight surgiu a partir da minha pesquisa de mestrado, quando percebi diversos problemas no timing de coleta de dados para a tomada de decisão na produção. Especialmente no fluxo de dados e gestão da informação em tempo”, lembra.
LEIA TAMBÉM:
→ Fazendas cada vez mais conectadas
Impacto das soluções
Em relação a como as soluções da empresa impactam nas atividades do dia a dia do segmento, o diretor lista alguns benefícios diretos e indiretos que auxiliam os produtores a promoverem um gereciamento mais sustentável e assertivo em suas propriedades:

Ferramenta promove benefícios diretos e indiretos que auxiliam os produtores a promoverem um gereciamento mais sustentável e assertivo em suas propriedades. Foto: Divulgação
Pecuária Eficiente
Aumenta produtividade e reduz custos com monitoramento automatizado da produção.
Bem-Estar Animal
Sensores identificam doenças de forma precoce, melhorando a qualidade de vida dos animais e os índices de produtividade.
Sustentabilidade
Reduz desperdícios e otimiza a aplicação de recursos, de quebra ajuda a controlar emissões ambientais a partir de soluções de roteirização de entregas de ração.
Economia e Emprego
Fortalece produtores rurais e gera empregos em tecnologia agropecuária.
“Em resumo, tornamos a agropecuária mais inteligente e sustentável, beneficiando produtores, animais e consumidores”, afirma Kurtz.
Desenvolvimento, futuro e desafios do setor
Sobre os avanços do segmento, Kurtz destaca que as ações da empresa contribuem para modernização da agropecuária com tecnologia, aumentando a produtividade (monitoramento de saúde, desempenho e alimentação animal), reduzindo custos (automação e menor desperdício) e promovendo sustentabilidade (controle de emissões e uso eficiente de recursos). “Além disso, melhora a gestão rural com dados em tempo real, aumenta a competitividade dos produtores e previne riscos sanitários, fortalecendo toda a cadeia produtiva com rastreabilidade e eficiência”, completa..

De acordo com o diretor executivo da empresa, Diego Kurtz (foto), as soluções visam tornar a agropecuária mais inteligente e sustentável, beneficiando produtores, animais e consumidores. Foto: Divulgação
Na avaliação do executivo, o futuro tecnológico já chegou e que, muito mais do que a introdução de novas tecnologias, é fundamental promover a adoção/ implantação em massa das aplicações tecnológicas no campo, condições que envolvem conscientização sobre os benefícios reais da tecnologia, noções sobre retorno do investimento e uso diário na operação das rotinas.
“A perspectiva é sempre otimista, entretanto acredito que poderíamos apresentar um nível mais acelerado de adoção. O conservadorismo e desconfiança excessiva sobre novas aplicações, via de regra, atrasa o uso e adoção em massa”, conclui o diretor