Chegando à 2ª. edição, a feira deverá se consolidar como principal evento da fruticultura no hemisfério sul
A cerimônia de lançamento da Fruit Attraction São Paulo, realizada no final de janeiro, contou com a participação do secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, que destacou que a feira avança para se consolidar como principal evento do segmento de frutas e hortaliças do hemisfério sul.
Ele ressaltou que, em 2024, a Fruit Attraction já mostrou sua grandiosidade e, este ano, será cada vez maior, dobrando de tamanho.

Maurício Duval Macedo: “Os números já indicam que a edição 2025 da Feira vai superar os resultados do ano passado” Foto Fruit Attraction/Divulgação
Superando resultados
Durante o evento de lançamento, o CEO da Fiera Milano Brasil, uma das co-realizadoras do evento ao lado da Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), Maurício Duval Macedo, adiantou números que já indicam que a edição 2025 da Fruit Attraction São Paulo, que acontece de 25 a 27 de março, no São Paulo Expo, vai superar os resultados do ano passado.
“Teremos a participação de 400 marcas expositoras, nacionais e internacionais de mais de 18 países; público visitante aguardado entre 15 a 20 mil pessoas; rodadas de negócios, promovida pela Apex, com mais de 50 compradores; a ampliação do congresso de conteúdo, que contará com a participação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank; com a área total de exposição saltando de um para dois pavilhões. Já estamos com cerca de 80% dos estandes comercializados”, contou o executivo.
Macedo acentuou ainda que, por meio da presença dos principais estados produtores de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction São Paulo será grande oportunidade para o produtor de pequeno porte, da agricultura familiar estar próximo a compradores – inclusive internacionais – e, assim, apresentar sua produção a potenciais clientes em contato direto.
Daniel Antuña, da Ifema Madrid, completou que o objetivo é dar visibilidade à diversidade, qualidade e sustentabilidade da fruticultura brasileira para o mundo.

Waldyr Promicia: “Em 2024, as exportações de frutas ultrapassaram um milhão de toneladas, com faturamento de U$S 1,38 bilhão” Foto Fruit Attraction/Divulgação
Indicadores positivos
Waldyr Promicia, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), também presente ao lançamento, lembrou recentes indicadores positivos do segmento.
Ele salientou que, em 2024, as exportações de frutas ultrapassaram um milhão de toneladas, com faturamento de U$S 1,38 bilhão, incremento de 2,04% ante o ano anterior, aponta acompanhamento da entidade com base em dados compilados do MDIC e Conab. Destaque para os embarques de mangas, melões, limas, limões, uva, mamão e melancia.
“Poderíamos exportar muito mais, já que temos potencial para dobrar, triplicar, quadruplicar nossa produção, mas o desafio consiste na abertura de novos mercados”, assinalou o dirigente.
Segundo Promicia, hoje, a fruticultura brasileira tem somente 4% de participação nas vendas globais. “Somos apenas o 23º exportador mundial do segmento”.
Na avaliação do vice-presidente da Abrafrutas, a Fruit Attraction São Paulo tem o relevante papel de viabilizar que o cliente internacional venha conhecer de perto todos os atributos da fruticultura brasileira.
Serviço:
Fruit Attraction no Instagram:
https://www.instagram.com/fruitattraction_saopaulo/
Informações e credenciamento para imprensa:
Ronaldo Luiz – ComResultado [25 anos no agronegócio] www.comresultado.com.br
(11) 97631-6227
https://www.ifema.es/fruit-attraction-sao-paulo
Foto abertura: Edição de 2024 da Fruit Attraction São Paulo Foto Fruit Attraction/Divulgação