Mukhtar Babayev (na foto), presidente-designado da COP29, destacou que a iniciativa visa otimizar e unificar os diversos programas e coalizões que buscam fortalecer os agricultores (Foto: Divulgação COP29)
A Presidência da COP29 — ocupada pelo Azerbaijão — revelou, nesta terça-feira (17/9), sua agenda de ações prioritárias, destacando iniciativas e compromissos que visam acelerar a ação climática antes, durante e após a conferência, que vai ocorrer em novembro deste ano.
Entre as medidas apresentadas está a inovadora Iniciativa Baku Harmoniya para Agricultores, que promete integrar programas existentes e fornecer suporte mais direcionado às necessidades de agricultores e suas organizações.
Mukhtar Babayev, presidente-designado da COP29, destacou que a iniciativa visa otimizar e unificar os diversos programas e coalizões que buscam fortalecer os agricultores, tornando mais eficaz o apoio disponível. Em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a iniciativa tem três principais objetivos:
- Criação de um portal informativo: a plataforma agregará iniciativas que já existem no campo, oferecendo um panorama claro e acessível para os agricultores e ajudando a identificar lacunas e oportunidades para a formulação de políticas futuras.
- Estimular investimentos em sistemas agroalimentares resilientes ao clima: o foco está em conectar as necessidades dos agricultores com fundos disponíveis, promovendo maior colaboração entre Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) e Bancos de Desenvolvimento Público (BDPs) nacionais.
- Empoderar agricultores, especialmente mulheres e jovens: a iniciativa busca fornecer diretrizes claras para que os agricultores possam acessar financiamentos, promovendo o fortalecimento de comunidades agrícolas mais resistentes às mudanças climáticas.
Kaveh Zahedi, diretor do Escritório de Mudança Climática, Biodiversidade e Meio Ambiente da FAO, ressaltou que a Iniciativa Baku Harmoniya representa uma oportunidade ímpar para impulsionar soluções climáticas concretas por meio dos sistemas agroalimentares.
“A FAO saúda a iniciativa e está ansiosa para trabalhar com a presidência da COP29 e parceiros para acelerar a transformação rumo a sistemas sustentáveis e resilientes”, declarou Zahedi.
LEIA TAMBÉM:
→ Pesquisa avalia possibilidade de microrganismos reduzirem emissão de metano de bovinos
→ Veja como garantir bem-estar dos bovinos nesta onda de calor
Além da Iniciativa Harmoniya, a COP29 também lançou a Declaração sobre a Redução de Metano de Resíduos Orgânicos, que visa complementar o Compromisso Global do Metano (GMP).
Esta declaração, desenvolvida em colaboração com a Secretaria do GMP e a Coalizão Clima e Ar Limpo da UNEP, busca aumentar a ambição de governos ao redor do mundo em aderir ao compromisso de reduzir as emissões de metano.
Com essas ações, a COP29 espera mobilizar mais recursos e direcioná-los de forma eficiente, especialmente para áreas que enfrentam os maiores desafios na adaptação às mudanças climáticas.