Cooperativa lideradada por Ricardo Fritsch (na foto) vende de cervejas artesanais até chás orgânicos
Nascida em 2001, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, a Coopernatural — associada da Rede OrganicsNet — atravessa duas décadas de existência apostando na diversidade de produtos no seu portfólio. De canjica de milho, passando por cerveja artesanal, até geleias, chás, além da novidade que é o amendoim torrado, somam-se quase 200 produtos.
“Viemos ampliando nosso portfólio para atender ao crescimento do mercado (…) Quanto maior a variedade no nosso leque de produtos, mais fácil e atrativa é a operação de venda e a logística de distribuição”, explica Ricardo Fritsch, presidente da cooperativa, em entrevista à Revista A Lavoura.

Alguns dos produtos que fazem parte dos quase 200 do portifólio da Coopernatural. Foto: Coopernatural.
A cooperativa reúne hoje 26 produtores rurais orgânicos de pequeno porte promovendo a agricultura familiar e ecológica na região.
Fritsch conta que uma das vantagens de fazer parte da associação é a remuneração justa e digna pelo seu trabalho, o que ajuda a evitar o êxodo rural.
“Aqui é o agricultor que estabelece o preço do seu produto, e nós formamos o custo do produto final. Isso vem fazendo com que o produtores se qualifiquem e se especializem, o que resulta em uma produção com cada vez mais qualidade”.

Momento da colheira de arroz que depois será embalado e vendido pela cooperativa. Foto: Coopernatural
Entre os números da produção anual, Fritsch destaca os 40 mil litros de suco, 20 mil quilos de geleia, cerca de 70 toneladas de arroz e mais 70 toneladas de feijão com 60 e vinte toneladas de farinhas.
Crescimento da demanda
O crescimento da produção vem acompanhando o aumento dos consumidores por produtos orgânicos.
“Nos últimos dez anos, os consumidores vêm sendo mais conscientes. Mais consumidores de produtos orgânicos têm mais informações.”, diz Fritsch.
Segundo ele, a pandemia também fez com que as pessoas tivessem maior preocupação com os alimentos consumidos.
“com o home office, a demanda por orgânicos cresceu. As pessoas começaram a ter mais tempo e olhar com mais atenção para os rótulos dos produtos, além da maior preocupação com a saúde”.
Hoje, a maior parte da comercialização da cooperativa é na região Sudeste do Brasil, mas os produtos podem ser encontrados em todos os estados brasileiros, em lojas de produtos naturais e delicatessens.
Em pesquisa recente, publicada pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), durante a Bio Brazil Fair e Biofach América Latina 2023, a Coopernatural apareceu como a quarta marca mais lembrada pelos consumidores de produtos orgânicos no Brasil.

Lavoura de trigo de um dos agricultores que integram a Coopernatural. Foto: Coopernatural
Redação A Lavoura