Empresa oferece ferramentas de transformação promovendo impacto sociambiental positivo (Foto: Divulgação)
Transformar redes de pesca em mochilas, bolsas e brindes corporativos com design consciente e impacto positivo, além de promover oficinas, formações e ações de educação ambiental que fortalecem o protagonismo local, especialmente de mulheres e juventude. Essa é uma das propostas da Marulho, startup integrante do SNASH, ecossistema de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
De acordo com a diretora de marketing e comunicação, Samara da Cunha Oliveira, a empresa tem dois objetivos considerados principais: o de caráter ambiental, com a redução da poluição marinha causada pelas redes de pesca descartadas.e o de caráter social, ao gerar renda e fortalecer a autonomia de comunidades costeiras por meio da reciclagem artesanal, capacitação de mulheres e jovens e promoção da economia azul de base comunitária. “Cada produto vendido representa não só a retirada de um resíduo do oceano, mas também uma história de transformação social”, enfatiza Samara.

A bolsa criada a partir das redes de pesca descartadas é um dos produtos desenvolvidos pela Marulho. Foto: Divulgação
História
Conforme explica a diretora, a Marulho foi fundada entre 2019 e 2020 pela oceanógrafa Beatriz Mattiuzzo, que vive em uma comunidade tradicional pesqueira em Ilha Grande (RJ). “Num momento crítico, que vivíamos de pandemia, onde o turismo foi paralisado, para poupar vidas e diminuir outras consequências gravíssimas da COVID-19, o sustento de muitas famílias foi prejudicado e, diante desse cenário, como uma alternativa mais segura, a empresa surgiu”, lembra.

A iniciativa da empresa une conservação marinha, economia circular e valorização cultural. Foto: Divulgação
Ela conta ainda que, a partir da convivência com pescadores da região, foi detectada a urgência de enfrentar o problema das redes de pesca descartadas, que causam grandes impactos ambientais. Junto a isso, percebeu-se também uma oportunidade de geração de renda local. “Assim nasceu a Marulho: uma iniciativa que une conservação marinha, economia circular e valorização cultural. Por compartilhar dos mesmos princípios, me juntei à equipe trazendo minha experiência em marketing e comunicação, e desde então venho ajudando a consolidar essa ponte entre o mar e o mercado”, complementa Samara.
A importância das ações da empresa para o desenvolvimento sustentável

Conforme destaca a diretora de marketing da empresa, Samara da Cunha Oliveira (foto), a Marulho fortalece a construção de uma economia azul regenerativa, ainda em desenvolvimento no Brasil. Foto: Divulgação
Conforme reforça a diretora, a Marulho fortalece a construção de uma economia azul regenerativa, ainda em desenvolvimento no Brasil. “Nossa atuação mostra que é possível gerar valor com impacto positivo — tanto ambiental quanto social — ao mesmo tempo em que valorizamos o conhecimento tradicional e a cultura caiçara. O modelo que praticamos pode ser replicado em outras regiões litorâneas, contribuindo para que o segmento cresça de forma inclusiva e sustentável”, detalha.
Aliado a isso, segundo ela, há uma abertura crescente para soluções sustentáveis, especialmente aquelas com impacto mensurável. O desafio, porém, é estruturar modelos que consigam crescer sem perder vínculo com os territórios. “Acreditamos que o futuro passa por integrar inovação tecnológica com saberes tradicionais, e construir redes que fortaleçam os pequenos negócios de impacto com atuação no litoral. Porém há muitos desafios e caminhos a serem percorridos”, alerta
Cenário
Samara destaca ainda que há alguns gargalos que têm dificultado a evolução do setor, como, por exemplo, a falta de políticas públicas voltadas à economia do mar com enfoque comunitário, as barreiras logísticas em territórios isolados como a Ilha Grande, o baixo acesso a patrocínios para negócios híbridos, além da dificuldade de competir com produtos baratos e de baixo impacto socioambiental.
Entretanto, ela acredita que outras iniciativas voltadas à visão sustentável e à necessidade de se cuidar dos recursos naturais possam ajudar a mudar este cenário. “A Marulho é, antes de tudo, sobre afeto pelo oceano e respeito por quem vive dele. Cada produto, cada oficina, cada rede retirada do mar carrega esse compromisso: transformar o que polui em algo que empodera e inspira”, finaliza a diretora.